Está cada vez mais comum ouvirmos que o mercado de ações apenas sobe, e que não devemos nos preocupar.
Será que é verdade?
Abaixo temos alguns gráficos históricos das principais bolsas mundiais.
S&P 500 (Americano)
Podemos notar que ainda está crescendo no longo prazo, porém quem investiu em 2000, levou 8 anos para empatar seu investimento e, aproximadamente, 13 anos para sair com algum lucro. Agora, já pensou você não recebendo nenhum dividendo por 13 anos?
Quanto custo de oportunidade não foi perdido em mais de uma década?
Após 2013 subiu forte até o começo de 2020.
Nikkei 225 (Japão)
Bolsa do Japão, como alguém pode afirmar que no longo prazo apenas sobe? Olhem o gráfico abaixo.
IBOVESPA
A bolsa brasileira em tendência de alta clara, porém podemos notar que quem comprou em maio de 2008, levou quase 10 anos para recuperar o valor investido.
Temos que tomar muito cuidado com o que vemos na internet, pois para algumas pessoas longo prazo é acima de 5 anos, para outras é acima de 30, ou seja, não podemos afirmar que o mercado de ações sempre sobe no longo prazo, pois tudo depende de quando você entrou nele e por quanto tempo você está disposto a esperar, afinal retorno passado não é garantia de retorno futuro.
Mas então o que devo fazer para amenizar essas oscilações ou redução de patrimônio?
Sempre devemos buscar investir em ativos de renda variável que pagam bons dividendos e reinvesti-los, criando assim um efeito de juros compostos na renda variável.
Também, devemos manter os aportes constantes em empresas sólidas, que devem ser analisadas antes de qualquer investimento.
Muito cuidado para não caírem nas armadilhas dos influenciadores digitais, muitos deles são pagos para falar que estão investindo em determinado ativo.
Busquem conhecimento em livros, cursos, mentorias de pessoas devidamente qualificadas e sempre, sempre questione.
Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Grande abraço.
Rafael