fbpx

COPOM é a sigla para Comitê de Política Monetária e foi criado na estrutura do Banco Central do Brasil, no ano de 1996, com o intuito de estabelecer as diretrizes da política monetária do país, além de acompanhar a evolução da taxa básica de juros, a famosa Taxa SELIC.

 

Como é a dinâmica das reuniões do COPOM?

 

A reunião do COPOM segue um ritmo próprio.

Em um primeiro momento, os membros do comitê assistem a apresentações técnicas do corpo funcional do Banco Central, que dizem respeito a evolução e perspectivas da economia nacional e das estrangeiras. Há uma preocupação em sinalizar as condições de liquidez e do comportamento dos mercados.

Na fase seguinte, os membros do COPOM se voltam a discussão das decisões a serem tomadas, que devem ser embasadas na avaliação do cenário macroeconômico e os principais riscos ligados a eles.

Todos os membros do Comitê tem direito a voto, que é aberto e as decisões do COPOM devem objetivar, primordialmente, o controle da inflação, que no Brasil é medido pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor.

 

Quais temas são analisados?

 

  • Conjuntura doméstica levando em consideração a inflação;
  • Atividade econômica do país;
  • Dinâmica e reservas internacionais;
  • Mercado de câmbio;
  • Mercado monetário.

 

Quando ocorrem as reuniões?

 

As reuniões do COPOM ocorrem 8 vezes ao ano (a cada 45 dias), sendo que o calendário dos encontros é divulgado até o mês de junho do ano anterior.

 

Quando são divulgadas as decisões do COPOM?

 

As decisões tomadas no comitê são divulgadas no mesmo dia da reunião por meio de Comunicado no site do Bacen. Já as atas são publicadas no prazo de até seis dias úteis após a data da realização das reuniões.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que iremos lhe ajudar.

 

Grande abraço.

Rafael e Mariana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, posso ajudar?