fbpx

Nome difícil né: Debêntures. Mas não se assuste, não é um bicho de 7 cabeças, são apenas “pedaços” de dívidas corporativas.

 

Vamos entender o que são debêntures.

Quando uma empresa precisa de um empréstimo para comprar máquinas, suprimentos, construir uma nova loja, fábrica, pagar dívidas, e em vez de ir até um banco, ela pode emitir títulos com esse valor que precisam, ou seja, as debêntures são os “pedaços” dessa dívida.

Você pode comprar esses títulos através de bancos e corretoras.

 

Resumindo: quando você comprar uma debênture, você está emprestando dinheiro para essa determinada empresa e em troca, após um período, irá receber o valor aplicado mais os juros.

 

É um investimento de renda fixa e, normalmente, seu rendimento está atrelado do CDI, ou outro índice pré estabelecido.

 

Tipos de debêntures

 

  • Simples: elas não são convertidas em ações da companhia emissora, ou seja, no fim do período você irá receber os juros pré estabelecidos.
  • Conversíveis: há a possibilidade de ser convertida em ações, ou seja, no fim do período, ao invés de receber os juros, você poderá receber ações da empresa.

 

Tipos de tributação

As debêntures podem ser de 2 tipos, de acordo com sua tributação:

  • Incentivadas: possuem isenção de Imposto de Renda, pois esses tipos de debêntures foram emitidas por empresas que possuem projetos de infraestrutura, como saneamento, mobilidade urbana, telecomunicação.
  • Comuns: pagam imposto de renda e seguem a tabela abaixo, de acordo com o tempo em que você deixa o dinheiro aplicado.

Riscos

 

  • Não é protegida pelo FGC
  • Não tem liquidez diária

 

Dica importante: sempre avalie os motivos pelos quais aquela empresa está emitindo uma debênture, quais os riscos e garantias desse título.

 

Ficou com algum dúvida? Deixe nos comentários.

 

Grande abraço.

Rafael e Mariana

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, posso ajudar?