fbpx

BTC quer dizer Banco de Títulos CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia onde, no mercado financeiro, se refere ao aluguel de ações.

Vamos explicar mais sobre esse assunto pouco conhecido pelos investidores.

O aluguel de ações é uma operação entre o proprietário da ação (doador) e o investidor interessado em alugá-la (tomador) para operar vendido. O doador irá emprestar seu ativo para o tomador, para que este faça uso dos ativos em suas operações. Para isso, o tomador irá desembolsar uma taxa pré acordada, e também selecionará o período em que vai utilizar esse ativo.

Toda essa operação é feita dentro da sua corretora. Cada corretora apresenta um ambiente diferente para esse tipo de operação, no caso da XP, essa operação se chama Custódia Remunerada. Lá você consegue alugar suas ações a qualquer momento, porém não é você que estipula a taxa que o tomador irá pagar. Em algumas corretoras você consegue colocar uma taxa, e o tomador escolhe se ele quer alugar de você ou não.

Normalmente, quem coloca seus ativos para alugar, são investidores de longo prazo, que não possuem interesse em se desfazer de suas ações, eles devem mostrar interesse em alugar seus ativos. Os tomadores, geralmente, são investidores que precisam do ativo temporariamente, para realizar um venda a descoberto, para isso, a corretora exige alguma garantia, que pode ser composta por ativos como CDBs, LCI, LCA, etc.

Essa garantia tem como objetivo garantir que o tomador terá capital suficiente para cobrir a liquidação na data do vencimento dessa custódia.

 

É importante saber
  • Quem receberá os dividendos e juros sobre capital próprio desse ativo, caso houver, será sempre o proprietário da ação, ou seja, o doador.
  • Caso, no período de aluguel, aconteça uma subscrição do ativo, o doador deverá solicitar a corretora a devolução dos ativos para participar da subscrição. Após realizar a subscrição, poderá voltar os ativos para o aluguel.

 

Tributação

A cobrança do Imposto de Renda ocorre na liquidação. A alíquota para o doador é a mesma da Renda Fixa e incide sobre as taxas recebidas.

 

Prazo                                Alíquota (%)

Até 180 dias                     22,5

De 181 a 360 dias            20,0

De 361 a 720 dias            17,5

Acima de 720 dias            15,0

 

Para o tomador, a tributação é diferente. O Imposto de Renda é cobrado apenas sobre os rendimentos da operação realizada com os ativos alugados.

 

Vantagens

Para o doador:

  • Sua principal vantagem é que incrementa os rendimentos de sua carteira
  • Se o investimento é para o longo prazo, é uma boa opção para aumentar a rentabilidade e manter a mesma composição por um período maior
  • Doador continua recebendo os benefícios pagos pelo ativo, como dividendos.

 

Para o tomador:

  • Poderá ganhar dinheiro com a venda do ativo, a chamada venda a descoberto, que na maioria das vezes, são realizadas por especuladores, com perfil arrojado.
  • Utilização da estratégia long and short, onde ela consiste em 2 ativos, em que um é o long, onde se compra o ativo e se espera sua valorização e o short, que é o lado vendido e o papel alugado, no qual a expectativa é de queda.

 

Conclusão

O aluguel de ações é, em grande parte, benéfico para ambos os lados, tanto do doador, quanto do tomador, pois ambos tendem a ganhar com as operações.

É muito importante saber qual seu perfil de investidor, qual sua estratégia, para que possa realizar essas operações com sucesso, sendo tanto do lado do doador, que é mais vantajoso para investidores de longo prazo, quanto do tomador, que normalmente tem uma maior experiência no mercado financeiro ou possui um perfil de investidor arrojado. Além do perfil, tanto o doador como o tomador, devem procurar a corretora onde realizam suas operações para entender melhor como funciona o BTC.

Gostou desse artigo? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos.

Abraços.

Rafael e Mariana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, posso ajudar?