Você, com certeza, deve conhecer a Poupança. Vamos falar um pouco sobre ela.
Criada em 1861 durante o reinado de Dom Pedro II com o objetivo de “receber as pequenas economias das classes menos favorecidas e assegurar, sob garantia do Governo Imperial, a fiel restituição do que pertencer a cada contribuinte, quando este o reclamar”. Desde então, ela se tornou a aplicação mais famosa e tradicional do país, mas não é atrativa.
Apesar de ser um tipo de conta que você pode abrir em qualquer banco, com liquidez diária e isenta de imposta de renda, ela renda apenas uma vez no mês, na chamada data de aniversário.
E o que é essa data de aniversário?
Data de aniversário é a data que você realizou o depósito, ou seja, se você realizou o depósito no dia 10 de um determinado mês, para que esse dinheiro venha a render alguma coisa, você precisa esperar até o dia 10 do mês seguinte para resgatar o valor investido com o lucro. Aqui temos que ficar atentos aos depósitos realizados nos dias 29, 30 e 31, que recebem juros no dia 1º. Sacar valores antes dessa data implica perda do rendimento acumulado no período anterior e, portanto, depreciação do montante aplicado.
E qual é a rentabilidade da poupança?
É aí que entra a principal desvantagem.
Em 2012, o Banco Central mudou a forma de remuneração da poupança, conforme abaixo:
“Poupança Antiga”
Depósitos até 03/05/2012 em qualquer patamar da Selic –> Irá render 0,5% ao mês + TR
“Poupança Nova”
Depósitos a partir de 04/05/2012 com Selic maior que 8,5% a.a. –> Irá render 0,5% ao mês + TR
Depósitos a partir de 04/05/2012 com Selic menor ou igual a 8,5% a.a. –>Irá render 70% da SELIC + TR
E o que isso quer dizer?
Quer dizer que quem possui a poupança antiga recebe um rendimento maior que a Taxa SELIC de hoje (26/12/2019) e que a poupança nova.
Nesse cenário de queda da Selic, a pior notícia é para quem está com dinheiro na poupança nova e pretende deixar esse dinheiro no mesmo local em 2020, pois com a Selic em 4,5% a.a. (26/12/2019), o dinheiro aplicado na poupança nova irá render apenas 3,15% a.a. e a inflação projetada para o próximo ano é de 3,75% a.a., ou seja, quem deixar dinheiro guardado na poupança nova, poderá perder dinheiro.
E você, depois dessa notícia vai deixar seu dinheiro na poupança?
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que iremos lhe ajudar.
Grande abraço.
Rafael e Mariana